“Do You Know What It Means to Miss New Orleans?”

“Do You Know What It Means to Miss New Orleans?”, é uma composição musical escrita em 1946 por Louis Alter e Eddie de Lange para o filme “New Orleans” (1947), que incluiu nomes como Billie Holiday, Louis Armstrong ou ainda Woody Herman e a sua Orquestra.
É justamente Billie Holliday que nesta cena do file interpreta o tema, acompanhada pela orquestra de Woody Herman, com Louis Armstrong no trompete.

A música em causa ganhou um novo destaque, após a passagem do furacão Katrina em Nova Orleães, a 28 de agosto de 2005, que devastou a cidade, submergindo-a em cerca de 80% da sua área, afetando ainda uma vasta região do sul dos Estados Unidos. Para além dos incalculáveis prejuízos materiais, assinalam-se as cerca de duas mil vítimas mortais e a evacuação de mais de um milhão de pessoas.
Após a tragédia, foram várias as iniciativas humanitárias e de solidariedade levadas a cabo, como por exemplo o disco “Our New Orleans”, editado pouco depois do acontecimento, cujas receitas reverteram para as vítimas da tragédia.

“Sabes lá o que significa perder New Orleans?”, pergunta o belíssimo tema.
O ‘Katrina’ quase revelou esse triste significado, mas a cidade do Jazz e do multiculturalismo reergueu-se, para continuar a ser uma das mais fascinantes cidades dos Estados Unidos.
Billie Holiday e companhia ajudam aqui a perceber porquê.

FM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *